top of page

As Escolhas de Augustinho

Autor: Bruno Gouvêa <bruno.dgouvea20@gmail.com>

 

Tema: Estratégias de autorregulação da aprendizagem da saúde (atividade física, obesidade): metas, obstáculos, frustrações , coping, motivação, automonitoramento, autoavaliação.

 

Objetivo: Verificar como os alunos compreendem o conceito de qualidade de vida e como autorregulam a saúde.

Público-alvo: alunos do Ensino Médio.

 

Regras do jogo:

 

  1. Resumo do jogo: Trata-se de um jogo/história em que o aluno deverá escolher (clicando) a opção correspondente ao comportamento de saúde mais adequado para o personagem Augustinho. Em cada tela do jogo, Augustinho deverá optar por alimentos ou por hábitos referentes à prática de atividades físicas. Após cada resposta considerada certa (saudável) ou errada (de risco), haverá uma explicação (via áudio de voz) sobre o item, com base em conceitos de autorregulação da aprendizagem de saúde e do tema transversal saúde. O objetivo geral deste jogo/história, portanto, é instrumentalizar alunos do Ensino Médio a adotar comportamentos saudáveis de saúde, de forma consciente.

  2. Pontuação: Pontos positivos referentes a escolhas que indicarem comportamentos saudáveis; pontos negativos relativos a escolhas que denotarem comportamentos de risco (ex.: ingerir bebidas alcoólicas) e não saudáveis.

  3. Jogador:  Deverá escolher as opções para que o personagem (Augustinho) atinja sua meta de saúde.

 

Metodologia e sequência do jogo:

 

  1. Jogo elaborado no aplicativo educacional gratuito “Tiny tap”, que permite a inserção de figuras, de falas e de textos em cada tela do jogo.

  2. Cada aluno deverá baixar o jogo “Escolhas de Augustinho” em seu celular smartphone.

  3. Sugere-se que os conceitos de autorregulação da aprendizagem de comportamentos de saúde e do tema transversal saúde sejam discutidos brevemente antes de orientar os alunos a começar o jogo.

 

 Explicação resumida das telas e dos conceitos-chave do jogo:

 

Quem é Augustinho?

 

 Ele tem 16 anos de idade e cursa o Ensino Médio de um colégio estadual do Rio de Janeiro. Não tem muitos amigos. Estuda à noite. Acorda todos os dias às 11h30m de manhã. Almoça por volta de 13h da tarde. A partir daí, passa o resto do dia jogando videogame e utilizando o computador. Só para de jogar às 17h30m, quando tem de comer alguma coisa antes de ir para a escola, onde estuda de 18h30m às 23h da noite.

Como fica claro, Augustinho é sedentário. Além disso, tem 1,63 de altura e pesa 95kg, indicando que ele precisa tomar algumas decisões. Sua mãe sempre comenta para ele sair do computador, mas ele nunca deu ouvidos a ela, mas quando uma menininha da turma começou a trocar olhares e passou a mandar mensagens de WhatsApp para ele a história mudou. Augustinho então decidiu que deseja mudar seus hábitos e perder peso.

Ele agora se vê diante de várias perguntas: o que fazer primeiro? Vou ao médico ou começo logo a correr perto de casa? Preciso mudar minha alimentação? Basta comer menos? Quantos quilos devo perder? Vai ser fácil perder peso? Em quanto tempo?

Conhecendo as inquietações do Augustinho, você, durante o jogo, o ajudará a fazer as escolhas para modificar seu comportamento de saúde. Ao final, concluirá, junto com ele, se é tão simples autorregular a saúde.

Bom jogo!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AAR (Autorregulação da aprendizagem de saúde):  Ao longo do jogo, o aluno aprenderá o significado do termo AAR na prática. De forma bem resumida, AAR refere-se à capacidade que cada indivíduo tem de estabelecer metas pessoais e estratégias para alcançar essa meta. No caso do Augustinho, personagem do jogo, ele pretende perder peso para conquistar uma menina de sua turma da escola. Em função disso, ele terá que fazer escolhas (relativas a alimentos e sobre o momento ou a duração de determinada atividade física) para alcançar esse fim. Os distratores são fatores que podem desviar o foco dele em relação a sua meta (ex.: comer bolos industrializados). Caso tenha dificuldade de cumprir sua meta, ele terá de lidar com a frustração de comer alimentos não saudáveis, tendo que recorrer ao auxílio de amigos, pais ou professores (síntese do termo “coping”). Ao longo e ao final do jogo/história, Augustinho refletirá se conseguiu alcançar seu objetivo e por que, o que levará a replanejar suas estratégias para alcançar a meta.

 

Tema Transversal Saúde: Refere-se a um conceito ampliado do termo saúde, indo além do aspecto biológico, envolvendo questões sociais e éticas. Ao longo do jogo/história, Augustinho levará os alunos a refletir sobre o que significa estilo de vida saudável e sobre como a adoção de hábitos saudáveis tem relação com a condição social dos indivíduos. O personagem do jogo começará a praticar atividades físicas na praça próxima a sua casa, mas será que todos os alunos que utilizarem esse jogo educativo digital têm acesso a equipamentos de lazer perto de suas residências? As desigualdades socioeconômicas influenciam o estilo de vida das pessoas? Além disso, Augustinho começa a perder peso e, ao fazer isso, passa questionar sobre a necessidade de ter um corpo esbelto para conquistar uma menina. Essa reflexão ajuda os alunos a pensar e a debater sobre cuidados com o corpo e os padrões estéticos vigentes na sociedade. Em síntese, ao terminar esse jogo/história, os alunos terão condições de refletir sobre o termo “saúde” de forma abrangente, compreendendo as relações que existem entre saúde e sociedade.

 

 

Para jogar on line, clique aqui:

 

 

 

OBS.: Por se tratar de um aplicativo para dispositivo móvel, é indicado que se jogue pelo celular, para isso baixe o aplicativo TINY TAP pela Apple App Store ou pelo Google Store, dependendo de seu sistema,  e após baixar faça uma busca pelo nome do jogo "As escolhas de Augustinho".

 

 

Visualização das páginas do jogo: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page