top of page

Batalha pelo Poder

Autores: Grupo de residentes do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II (PRD-2013)

Alexandro Francisco da Silva – Matemática, Elaine Aparecida de Souza Pereira – Inglês, Janderson Nascimento de Morais – Biologia, Luciana Gomes Ferreira – Sociologia, Marília Ferreira Ramos – Anos Iniciais, Sabrina Vasconcelos – Anos Iniciais, Sérgio da Silva – Biologia

 

Descrição Resumida: Jogo de tabuleiro interdisciplinar com o objetivo de trabalhar de forma lúdica e reflexiva o tema Manifestações Populares

 

Disciplinas/Áreas envolvidas: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Biologia, Inglês, Matemática e Sociologia.

 

Público alvo onde foi aplicado: alunos do 7º. e 9ª. Ano do ensino fundamental e alunos do 2º. Ano do ensino médio de 3 colégios estaduais distintos do Rio de Janeiro.

 

Tema: As Manifestações Populares.

 

Motivação: Usar o tema escolhido para possibilitar que a escola ajude os alunos a exercitarem o olhar para fora de seus muros, falando, questionando e analisando as repercussões de suas colocações e as consequências da sua forma de agir tanto no seu grupo como na sociedade como um todo. Os professores envolvidos no projeto destacam que a problematização de situações cotidianas no ambiente escolar contribui para a prática interdisciplinar e para a construção da aprendizagem significativa. A escolha do jogo de tabuleiro teve o objetivo de promover a articulação dos diferentes saberes interdisciplinares do currículo de forma lúdica e possibilitar sua aplicação em turmas de diferentes níveis acadêmicos uma vez que o conjunto de perguntas propostas em forma de cartões pode ser selecionado convenientemente para cada aplicação.

 

Construção do produto: Os professores envolvidos confeccionaram uma série de perguntas que tinham como pano de fundo o tema escolhido. Muitas delas envolviam conceitos ou raciocínios que relacionavam vários saberes. Além disso confeccionaram um tabuleiro temático e organizaram as regras do jogo. Vários testes foram realizados para testar o grau dificuldade das perguntas, o tamanho do tabuleiro e o tempo médio gasto na aplicação até que se chegasse a uma situação final satisfatória.

Dinâmica da aplicação: As turmas foram divididas em grupos que jogaram entre si seguindo as regras tradicionais de um jogo de tabuleiro. O pião de cada grupo só andava quando acertavam a resposta da questão proposta. Ganhava o grupo que chegasse primeiro ao final do percurso.

bottom of page