top of page

Fábrica de Histórias

Autoras: Alexsandra F. Teles e Marinalva D. C. Francisco

 

Descrição Resumida: "Ferramenta" de apoio ao ensino da leitura e da escrita que pretende auxiliar no processo de aprendizagem da língua materna desde o ingresso da criança na escola.

 

Público alvo onde foi aplicado: uma turma de 7o ano do Ensino Fundamental e outra de alfabetização de Educação de Jovens e Adultos.

 

Objetivos: - Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita. - Familiarizar o aluno com o texto literário, a fim de identificar seu caráter ficcional e/ou poético. - Ampliar conhecimentos sobre a linguagem escrita. - Aprender sobre as características de um texto narrativo. - Identificar as partes que compõem uma narrativa.  - Produzir textos narrativos, observando as características deste tipo de texto.

 

Descrição do recurso: Este recurso é composto por uma caixa grande contendo quatro caixas menores caracterizadas por:  - Caixa de personagens - contendo ilustrações e/ou nomes de personagens; - Caixa de cenários - contendo ilustrações e/ou nomes de cenários; - Caixa de aventuras - contento textos curtos sobre conflitos e/ou clímax de histórias; - Caixas de finais - contendo textos curtos sobre desfechos de histórias.  A partir desse material os alunos criaram seus “livros” com histórias próprias, ilustraram, ensaiaram a leitura e apresentaram em sala.  Os livros finais também podem ser “editados”, com novas contribuições e estas novas ideias passam então a também fazer parte da fábrica.

 

Manual de instrução da “Fábrica de Histórias”

 

VAMOS BRINCAR DE RECONTAR, REESCREVER E CRIAR HISTÓRIAS

DIVIRTA-SE!

1- Escolha uma personagem e reconte sua história ou uma de suas histórias.

2- Escolha uma personagem e reconte sua história ou uma de suas histórias, mudando o início, o meio ou o fim.

3- Escolha uma personagem e reescreva sua história ou uma de suas histórias.

4- Escolha uma personagem e reescreva sua história ou uma de suas histórias, mudando o início, o meio ou o fim.

5- Escolha uma personagem e reconte sua história ou de uma de suas histórias na versão dela.

6- Escolha uma personagem e reescreva sua história ou de uma de suas histórias na versão dela.

7- Escolha uma ou mais personagens, um ou mais cenários, uma ou mais aventuras e um final e crie uma história.

8- Escolha personagens de histórias diferentes e produza outra história, utilizando os cenários, as aventuras e os finais presentes na fábrica ou outros que você criar.

9- Crie novos personagens, novos cenários, novas aventuras e novos finais para colocar na “Fábrica”. Crie histórias só com eles ou deles com os que já se encontram nela.

10- Crie você novas sugestões. Use sua criatividade.

 

Atenção!!!

 

*Mesmo quem não sabe escrever pode “trabalhar” na “fábrica”, basta que um ajudante registre por escrito os textos que forem produzidos oralmente.

 

*Depois de trabalhar tanto na “Fábrica”, “venda” suas histórias em troca de aplausos e elogios: Leia-as para os colegas, apresente-as num mural, lance um livro, doe-o para biblioteca...

 

bottom of page